Postagens

Mostrando postagens de novembro 18, 2021

A centralidade da geografia e da história no processo educativo (2021)

Imagem
           No imaginário comum, é costumeiro se valorar as disciplinas escolares com diferentes pesos: português e matemática no topo, inglês e ciências no meio, geografia e história abaixo e educação física e artes como algo paralelo, quase fora do propósito da escola, ou seja, apenas como momentos de descontração.           Tal hierarquia deriva de certas visões sobre o papel da escola e sobre qual modelo de humano/trabalhador desejamos e, ao mesmo tempo, é uma ferramenta para moldar as pessoas para o tipo de mundo que cunhou tais visões.           Para refletir sobre essa hierarquia, pensemos um pouco sobre quais dimensões de nosso desenvolvimento pessoal deveriam ser fundamentais. Tenho certeza que entre elas estaria perceber o mundo de modo cristalino e lúcido. Em outras palavras, é essencial que consigamos perceber a nós mesmos e aos demais seres e objetos - ao mundo -, com riqueza de detalhes e nuances, assim como que consigamos organizar  tais dados percebidos de modo racio