Postagens

Mostrando postagens de novembro 30, 2017

Um comentário sobre "conteúdo versus inteligência" (2017)

Um comentário sobre "conteúdo versus inteligência"   Uma das falas mais comuns em cursos de formação de professores é que não devemos ser “conteudistas", mas sim ajudarmos os estudantes a desenvolverem “inteligências" (ou “habilidades cognitivas" ou “aprenderem a aprender").   Contudo, quando armazenamos uma informação ( conteúdo ) na memória de longa duração de nosso cérebro (no córtex), criamos novas conexões entre os neurônios já existentes (e não novos neurônios), ou seja, criamos mais vias de processamento cognitivo, tornamos nosso "hardware" mais eficaz, com maior capacidade de processamento, de comparação entre as informações já arquivadas ou entre as informações que já possuímos e novas informações que nos chegam pelas vias sensoriais, ou, em outras palavras, nos tornamos mais hábeis para lidar com ideias e com as informações que nos chegam do mundo externo (assim como de nossa própria mente), nos tornamos mais hábeis para produzirmos con