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Mostrando postagens de dezembro 10, 2020

Nossa relação com os animais a partir de uma cosmologia eticocêntrica

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  Façamos um exercício utilizando a cosmovisão proposta em nosso último ensaio (Cosmologia Eticocêntrica) para refletir sobre a relação entre humanos e animais não-humanos: Passo 1 (epistemologia):  a) Percepção atenta do mundo tal como ele se mostra: Ao observarmos com honestidade as demais espécies animais da natureza, percebemos comportamentos semelhantes aos que conhecemos em nós: fuga da dor, ansiedade frente ao perigo, cuidados com seus próximos etc., além de aparentarem expressar diversas emoções iguais às nossas. b) Filtragem lógica dos dados obtidos pela atenção: Ao estudarmos tais animais e seus comportamentos, passamos a saber que muitos deles possuem sistema nervoso central, sentem sensações como dor e prazer e têm a capacidade de compreender algo das experiências pelas quais passam (são sencientes). Além disso, realmente possuem emoções e, por vezes, comportamentos sociais complexos e uso de linguagens. Em suma, independentemente do nível de raciocínio que possuem, a

Cosmologia Eticocêntrica: uma proposta de superação das ideologias

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Cosmologia Eticocêntrica:  uma proposta de superação das ideologias Introdução O presente ensaio apresenta uma proposta sobre como poderíamos ordenar a sociedade, suas instituições básicas e a ação humana de forma que o mundo vivido por cada indivíduo, e, portanto, a sociedade por eles criada, tornem-se mais harmônicos, ordenados e virtuosos: mais cosmo e menos caos. Ou seja, trata-se do estudo (da busca por fundamentos) - logos - sobre a possibilidade de existência de certa ordenação - cosmo - para a forma como vivemos o mundo - uma cosmologia . O cosmo - a ordem - aqui proposto é: a) Racional, pois, mesmo ciente dos possíveis limites da racionalização da existência, defendo a ideia de que o uso da razão, aliado a verdadeiros interesses éticos, pode afastar diversas narrativas e ideologias perniciosas que tornam o mundo humano absurdamente pior do que ele poderia vir a ser. b) Eticocêntrico, pois as instâncias da vida humana centrais para a arquitetura de nossa coexistência (e